Sauna facilita cuidados com a pele e ajuda no combate à acne

 

Encarada por muitos como uma forma de relaxar e deixar um pouco de lado os problemas comuns do dia a dia, a sauna também cercada de muita polêmica, principalmente quando o assunto é a sua ação sobre a pele. Isso porque a sua alta temperatura do pode trazer benefícios estéticos para o corpo, mas também colocar em risco a saúde se não for bem aproveitada pelos seus usuários. Por essa razão, confira, a seguir, os principais mitos e verdades que cercam esse famoso ambiente e descubra se algumas idas a ele devem ou não ser inseridas no seu ritual de beleza.

Sauna melhora a aparência da pele.
Verdade. A alta temperatura do ambiente facilita a limpeza e a esfoliação da pele, além de provocar a dilatação dos poros, proporcionando uma melhor absorção de cremes, óleos hidratantes e outros cosméticos aplicados após a sessão.

Fazer sauna pode ajudar a reduziras espinhas.
Verdade. O forte calor do local promove a abertura dos poros na pele, facilitando a extração dos cravos e espinhas que ficam mais expostos e fáceis de tirar.

Fazer sauna facilita a depilação.
Verdade. Devido ao forte calor e à dilatação dos poros, os pelos tendem a ser retirados com mais facilidade. Por isso, vale a pena incluir visitas à sauna antes do ritual de depilação.

Sauna emagrece.
Mito. “A sensação térmica promovida pelo local provoca a transpiração que ajuda a diminuir as toxinas do corpo e também a retenção de líquidos, dando a famosa sensação de que a silhueta está mais enxuta. Apesar disso, ela não atua na eliminação de gordura”, explica Gabriella Vasconcellos, dermatologista da Clínica Goa Health Club, do Rio de Janeiro.

Sauna pode ser frequentada todos os dias.
Mito. Para que o vapor não contribua para o envelhecimento precoce da pele e nem prejudique a saúde ao desidratar demais o corpo, o ideal é que a sauna seja frequentada apenas duas vezes por semana, respeitando sempre o tempo máximo de exposição ao vapor de 15 minutos.

Sauna facilita a proliferação de fungos.
Verdade. Por ser quente e úmido, torna-se um ótimo ambiente para a proliferação de fungos. Por essa razão, a dica é não andar descalço e utilizar sempre toalhas ou roupões na hora de sentar nas bancadas para evitar o surgimento de micoses.

PURA VERDADE
Apesar de toda polêmica que a cerca, a sauna facilita alguns cuidados básicos com a pele, como a limpeza e a esfoliação, devido à ação do vapor provocado pela sua alta temperatura. Além disso, o ambiente promove a dilatação dos poros, proporcionando uma melhor absorção de cremes, óleos hidratantes e outros cosméticos aplicados após a sessão, assim como a extração dos cravos e espinhas que ficam mais expostos e fáceis de tirar. Apesar disso, as idas ao local não ajudam a emagrecer, pois o seu calor elimina apenas as toxinas do corpo e a retenção de líquido, mas podem facilitar a proliferação de fungos se alguns cuidados básicos, como o uso de toalhas, roupões e chinelos, não forem tomados. E você, tem o costume de frequentar saunas? Deixe o seu recado nos comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s