Alimentos ricos em cálcio

O cálcio é um sal mineral de importância vital para o ser humano e é um nutriente encontrado em grande quantidade no organismo, constituindo 2% do peso de uma pessoa. Cerca de 99% do cálcio encontra-se presente nos dentes e ossos e 1% está no sangue, por isso, o cálcio é o responsável pela formação dentária e óssea, além de atuar na coagulação do sangue em conjunto com a vitamina K.

Outros benefícios do mineral são: auxilia no processo de contração e relaxamento dos músculos e na transmissão dos estímulos nervosos, regula os batimentos do coração e ajuda a combater a hipertensão. Nos anos 90, uma pesquisa feita por estudiosos da Universidade de Tennessee, localizada nos Estados Unidos, revelou que existe um relacionamento entre a perda de peso e o cálcio, pois o mineral é capaz de interferir na formação das células adiposas, além de criar uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Por ser um elemento químico fundamental, que ajuda a equilibrar o organismo, é preciso ingerir uma dosagem diária recomendada de cálcio, que varia de 1.000 a 1.300 mg para indivíduos adultos. A deficiência de cálcio no corpo pode causar muitos problemas para a saúde, como as seguintes doenças relacionadas aos ossos: osteoporose (fraqueza nos ossos, podendo ocasionar fraturas), raquitismo (deformação óssea na infância) e osteomalacia (deformação nos ósseos na fase adulta). A falta de cálcio também pode desencadear aumento de peso, pois o organismo fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar.

Apesar de proporcionar muitos benefícios ao ser humano, não é necessário ingerir uma quantidade exagerada do nutriente, pois o corpo geralmente absorve entre 10% a 30% do cálcio que é consumido. A ingestão muito acima do aconselhado pode provocar algumas complicações, como calcificação em excesso dos ossos, dificuldade para o organismo absorver ferro, falência renal e até mesmo distúrbio psicológicos.

É importante ingerir alimentos ricos em cálcio durante toda a fase da vida e indivíduos adultos devem tomar atenção extra a partir dos 50 anos, pois é neste período que se começa a perder massa óssea, especialmente nas mulheres, cujo efeito é mais célere. Durante a gestação e a lactação, é preciso que se acentue o cálcio nas refeições (em média 1.300 mg por dia), o mesmo é válido para os adolescentes, por causa da formação da estrutura óssea.

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