Detergente: ajuda ou prejudica o cabelo?

Oi meninas!!!

Vocês podem me achar louca, mas toda vez que vou hidratar meu cabelo eu lavo ele com detergente antes de passar o shampoo que uso sempre.

Os xampus não alimentam, ressuscitam, avivam ou renovam o cabelo. E nem podem, pela simples razão de que o cabelo não é vivo. Então, o que fazem? Eles podem limpar o cabelo. E qualquer deles desempenha essa tarefa muito bem, porque ela não é difícil. Tudo que têm a fazer é remover a fina camada de material oleoso, chamado sebo, que cobre e protege o cabelo, porque o sebo também age como um ímã para a poeira e os resíduos dos produtos de tratamento de cabelo.

Os detergentes podem remover o sebo de forma muito eficaz e são os principais ingredientes de todos os xampus. Eles reduzem a tensão superficial da água, fazendo-a fluir mais livremente. A água misturada com um detergente dissolvido não formará gotas, mas se espalhará facilmente, molhando cada canto e entranha de uma superfície.

As moléculas do detergente também formam ligações fortes entre o óleo e a água. Uma ponta da molécula é solúvel em gordura e se prende a qualquer resíduo oleoso. A outra ponta é solúvel em água. Por conseguinte, quando uma solução detergente é enxaguada, substâncias gordurosas, como o sebo, são puxadas dasuperfície à qual se agarram. O xampu mais barato limpará o cabelo tão bem quanto o mais caro. O detergente lava louça, que contém lauril sulfato de sódio,o ingrediente ativo da maioria dos xampus, também tem o mesmo efeito. O lauril sulfato de sódio é um grande agente limpador, mas tira o sebo do cabelo tão meticulosamente que o deixa muito ressecado. Pode ocasionalmente causar irritação da pele, mas não existe absolutamente verdade no boato de queproduz câncer. Para prevenir o ressecamento, ele é comumente combinado comoutros detergentes menos ásperos, mas em geral mais caros, como o lauril sulfatode amônia. Compostos quaternários de amônia, conhecidos como quats,também são adicionados aos xampus para permitir que os cabelos sejam maisfacilmente penteados. Estes são os mesmos compostos encontrados nos amaciantes de tecidos e trabalham agarrando-se à superfície do cabelo, dando-lheaparência suave. Produtos para aumentar a espuma, como a cocamida monoetanolamina,são freqüentemente incorporados aos xampus; não que isso tenha a ver com limpeza, mas não tem. O cabelo pode ser limpo sem qualquer espuma, mas ela vende o produto. Alguns xampus também incluem pantenol, uma molécula que pode difundir-se no cabelo e ligar-se a proteínas, reforçando sua estrutura. Várias proteínas, tais como a elastina e o colágeno, ou polímeros sintéticos, são com freqüência adicionados, com a idéia de que irão se agarrar à superfície do cabelo para aumentar a espessura. Os resultados são variáveis, porque a maioria dessas substâncias termina enxaguada com o detergente.

Resumindo, lavar com detergente ajuda porque o produto de lavar louça contém lauril, que é excelente para eliminar a gordura. Use-o a cada 15 dias e hidrate, para evitar o ressecamento.

Todos os xampus, não importa quão suaves, devem lidar com um problema comum. Quando o sebo protetor é arrancado, a camada externa do cabelo, acutícula, fica exposta. No cabelo saudável, a cutícula consiste em células translúcidas que se sobrepõem como telhas em um telhado. No cabelo danificado,essas telhas estão mais abertas e eriçadas. Quando os cabelos ásperos se esfregam uns nos outros, pode-se produzir uma carga de eletricidade estática pela transferência de elétrons. O resultado é a temida desgraça conhecida como”cabelo arrepiado”.

Idealmente, um xampu amaciará a cutícula e lhe dará a cobertura limpade um material parecido com o sebo. O efeito amaciante é prontamente obtidocontrolando-se a acidez do xampu. Enquanto o pH estiver entre 5 e 8, as “telhas”se selarão. Assim, todos os xampus, quer o rótulo declare, quer não, têm”pH balanceado”. O limite correto do pH é mantido pela adição de agentes que tendem a manter constante a acidez, como o ácido cítrico. Os hidratantes,que ajudam a conservar a umidade, também são adicionados aos xampus. Exemplos disso são o glicerol ou o propileno glicol, que formam fortes ligações com a água e impedem que ela evapore.

A substituição do sebo sujo por uma camada protetora limpa é uma tarefa mais incrível. Afinal, como o xampu sabe que deve remover uma substância oleosa e deixar outra? Modernas formulações “dois-em-um”, com xampu e condicionador combinados, percorreram um longo caminho para resolver esse problema. Os silicones, como a dimeticona, são materiais relativamente não grassos que se parecem com o sebo. Eles podem cobrir o cabelo, adicionar brilho e fornecer uma superfície suave para um penteado fácil. Também preenchem as áreas danificadas, onde a cutícula foi desgastada, e mudam as propriedadesde reflexão do cabelo, produzindo maior brilho.

Com uma química engenhosa, desenvolveram-se técnicas para manteros silicones em suspensão no xampu até que ele seja enxaguado com muita água. Assim, durante o processo de passar xampu, enquanto o detergente está ativo, os silicones são mantidos em uma espécie de estado de animação suspensa. Quando o xampu é enxaguado, os silicones são ativados e recobrem o cabelo. Os resultados podem ser muito satisfatórios, mas os “dois-em-um”ainda não podem se comparar à eficácia de passar o xampu e o condicionador separadamente.

A busca de novos ingredientes, que podem ser anunciados de forma extravagante pelos marqueteiros, parece jamais acabar. Que tal o xampu de esperma? Esse produto bem caro celebra as vantagens do ácido hialurônico como resposta para os dias de cabelo ruim. Por quê? Porque, se o esperma usa esse ácido para penetrar o óvulo, de certo modo, seria possível supor que ele penetre o fio do cabelo. O ácido hialurônico é um bom umedecedor, mas essa coisa de penetração é papo-furado.

É provável que, depois disso tudo, a maioria de vocês saiba mais sobre xampus do que jamais pensou saber. Verdade seja dita, apesar de haver muita ciência interessante por trás desses produtos, tudo se reduz a encontrar um xampu de que você goste por acerto e erro. Lembre-se de que essas jovens senhoras que balançam seus tentadores cachos de cabelos em câmera lenta na televisão acabam de passar horas com cabeleireiros especializados. Assim, esqueçam os anúncios, pensem em salada de frutas apenas como sobremesa, tomem suas vitaminas em comprimido, usem o esperma mais apropriadamente, ignorem o preço e encontrem um produto de que vocês gostem.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s