Lábios Ressecados

Oi meninas!!!!!

Os lábios é uma das partes mais atrativas, mas também uma das mais finas do corpo e por estar sempre exposta sofre com alguns fatores que causam ressecamento e rachaduras deixando a pele sensível e aparentemente mau tratada e porque não dizer: feia.

Entre os fatores que causam o ressecamento dos lábios estão as baixas temperaturas do ambiente – ar condicionado, frio, vento, clima seco – que podem agravar a situação, pois causam a obstrução nasal, reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas, além do fumo – cigarros.

É comum os lábios ficarem desgastados, por que além de muito fininha, a pele da boca é também muito exigida. “Toda hora estamos comendo, bebendo, falando, o que acaba provocando atritos nos lábios e deixando a região mais exposta às bactérias”, explica a dermatologista Mônica Carvalho.

Além disso, a especialista ensina que a exposição ao clima acaba tirando um pouco da hidratação labial, o que agrava o problema. Por isso, beber bastante água é uma atitude mais do que necessária. “É o primeiro passo para evitar o ressecamento dos lábios”, afirma Mônica.

O ressecamento dos lábios incomodam pois causam desde um repuxamento da pele, a irritação, descamação, rachaduras e até dor local. E quando esses sintomas aparecem qual é a primeira coisa que se faz? Passar a língua, afinal os lábios precisam ser umidificados, mas esse é um ato completamente errado de se fazer.

Aposte nos hidratantes labiais

Uma solução muito conhecida para o tratamento dos lábios rachados é a manteiga de cacau, que é extraída da semente de cacau durante o processo de fabricação do chocolate. Como é um tipo de gordura natural, a manteiga de cacau tem muitas propriedades hidratantes e emolientes que ajudam a recuperar a oleosidade do tecido da boca. “É um hidratante excelente por ser facilmente absorvido pela pele, atingindo as camadas mais profundas, o que deixa a boca mais suave”, explica a dermatologista Mônica Carvalho.

Mas, não é só a manteiga de cacau que tem poder de recuperação. Existem muitos outros produtos que garantem a hidratação dos lábios, como, por exemplo, batons à base de cera de abelha ou manteigas feitas de outros frutos ricos em gordura vegetal, como a macadâmia e a karitê. “Todos os produtos com ação emoliente – combinação de água, óleo e gorduras – têm forte poder de hidratação”, ensina a dermatologista.

Saliva nem pensar

Como já foi dito, hábito de passar a língua nos lábios é muito comum, porém não é aconselhável pelos especialistas. Segundo o dermatologista Valcinir Bedin a saliva disfarça o desconforto, mas não deve ser usada como um método preventivo. “Ainda que, num primeiro momento, a saliva possa trazer algum alívio, no instante seguinte ela começa a ressacar a boca ainda mais. Isso acontece por que ela carrega cerca de sete enzimas digestivas preparadas para pré-digerir os alimentos. Essas enzimas, não agem nas mucosas, mas são capazes de agredir a sensível pele dos lábios”, explica o especialista.

Batom

Usar ou não? Algumas pessoas são mais propensas à desidratação labial, por causa de alguma doença ou do uso de certos medicamentos, que ressecam os lábios. Nessas condições, o uso de certos tipos de cosméticos deve ser feito com cuidado. “Para quem tem essa propensão, o uso do batom não precisa ser restrito, mas é preciso escolher bem. Procure um que contenha produtos hidratantes para não deixar a boca ainda mais ressecada”, diz Mônica Carvalho. A especialista afasta o mito de que batons de cor escura são prejudiciais aos lábios. Não tem nada a ver com a tonalidade do produto, e sim com os componentes da fórmula, que deve ter propriedades hidratantes.

Homens também podem

Muitos homens relutam em hidratar os lábios e acabam sofrendo mais com as rachaduras e os machucadinhos. Porém, saiba que há opções de produtos manipulados e versões industrializadas que tem alto potencial hidratante, mas que são mais facilmente absorvidos pela pele dos lábios, portanto, não deixam aquele aspecto brilhoso nos lábios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s