Polemica da maquiagem masculina

Oi meninas!!!! (mandem esse post para seus amigos)

Maquiagem masculina? A cara de desconfiança de um homem quando escuta essas duas palavras é pior da que ele faria se tivesse que fazer um exame de próstata. Mesmo com a onda metrossexual relaxando um pouco uma certa visão machista dos meninos em relação à maquiagem, parece que quando algum pincel encostar em seus rostos, os homens perderão em um toque de mágica sua virilidade.

Apesar desse mito ainda ser muito forte entre o sexo masculino, dados revelam que a maquiagem masculina deixou de ser coisa de rockstar ou de palhaço. Estudo realizado pela empresa de marketing JWT revela que, dentre 1000 homens entrevistados na Inglaterra e Estados Unidos, mais da metade usam creme para tratar a pele e 33% aposta na depilação.  Segundo a revista Forbes, nos Estados Unidos, sem nenhuma piada, apenas em itens de maquiagem para homens foram gastos US$ 4.8 milhões em 2007, um considerável aumento de 42% em relação a 2001. Já a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) pinta com novas cores a indústria do make-up masculino no Brasil que quadruplicou seus ganhos em 5 anos. Nada mal para um país onde o “macho man” ainda impera.

A make-up artist Marcely Tobiás, 42, está há 20 anos no mercado fazendo publicidade, comerciais para TV e fotos publicitárias. Tem entre suas especialidades a maquiagem para os homens. Se você assistiu “Entreatos” de João Moreira Salles, que narra a primeira campanha vitoriosa de Lula para a Presidência, repare na maquiadora, é ela.

“O Lula entendia a função da maquiagem para impor uma imagem de uma pessoa bem sucedida, asseada, mas teve uma vez, entre os operários, que ele me pediu super preocupado para não maquiá-lo na frente deles”. Talvez porque já sabia o tipo de gracinhas que poderia sofrer dos “companheiros”.

Por maquiar muitos executivos para fotos empresariais, Marcely sente que existe uma certa resistência entre os homens em entender a função do make-up. “Mas quando percebem as vantagens que ele traz, muitos ficam encantados e querem continuar maquiados”.

Com tanto preconceito mascarado, os homens acabam perdendo as grandes vantagens que a maquiagem pode trazer para o dia-a-dia. Ela disfarça desde aquela olheira indesejável de uma noite mal dormida (que não precisa aparecer numa reunião de trabalho) e diminui hematomas (o famoso olho roxo) de uma briga, tirando junto a péssima fama de pitboy que você poderia ganhar. Espinhas? A maquiagem pode ajudar dar um fim nelas, junto como ar infanto-juvenil, para não estragar aquele encontro com uma gata. E aquele brilho da pele oleosa que faz parecer que você é uma pessoa eternamente suada? Ela também resolve.

Em tempos de aquecimento global, até a luz do computador pode estragar sua pele, então, por que não usar um protetor solar com base para dar uniformidade e tirar as manchas do rosto? Mas, alguns cuidados devem ser tomados com a base e os pêlos, ou melhor, a barba. “No caso do Lula, ele tem uma barba espessa então o melhor é não passar a base na barba. Para quem tem rala, a dica é passar muito pouco e depois retirar o excesso com uma esponja”, aconselha Marcely.

Como fazer maquiagem com limite ?

Essa é a linha que divide entre o masculino e feminino, porque é preciso ter bom senso na hora de fazer a maquiagem. Muitos perguntam como fazer sem deixar aquela aparência feminina  ou aspecto maquiado, resumindo, deixar o mais natural possível. A idéia é criar o limite das maquiagens masculinas, porém os mais liberais é melhor ignorar o texto.

Passo a passo

Antes de explicar o passo a passo, é preciso conhecer os produtos necessários que são: Pó compacto e base no tom da sua pele, máscara de cílios transparente e hidratante labial com fator de proteção. O corretivo só é necessários para esconder algumas espinhas maiores. Vamos ao passo a passo!

1 – Limpeza de pele com sabonete específico para o rosto.

2 – Tônico facial

3 – Base

4 – Pó compacto

5 – Máscara de cílios

6 – Hidratante labial

Outros preferem utilizar máscara de cílios escuro, lápis de olho, gloss e entre outros produtos cosméticos, mas não é o caso desse artigo.

Não esqueça de sempre realizar o passo 1 e 2 antes de dormir ou para retirar sua maquiagem masculina.

 Produtos para maquiagem masculina

Base

Começando pela base, ela é responsável de uniformizar nossa pele corrigindo imperfeições e sinais. Há alguns tipos de bases como líquida e com textura em mousse, além das livres de óleo(oil free) para peles oleosas e com fator de proteção, protegendo sua pele contra raios solares. A base da maquiagem deve ser do mesmo tom da sua pele.

base-da-mac base-clinique base-lancome base-maybelline base-revlon

1 – MAC Studio Fix Fluid SPF 15

2 – Clinique Base Stay-True Makeup Oil-Free Formula

3 – Lancôme Base Teint Miracle

4 – Maybelline Base Dream Matte Mousse

5 – Revlon Base Custom Creations Foundation SPF 15

Pó compacto

É um produto aplicado após a base com a função de finalizador, fixando sua maquiagem masculina.

po-compacto-artdeco po-compacto-lancome po-compacto-loreal-paris po-compacto-maybelline po-compacto-revlon

1 – Artdeco Pó Solto Pure Minerals Loose Powder

2 – Lancôme Poudre de Soleil Minérale Lissante Éclat Naturel

3 – Revlon Pó Compacto ColorStay® Pressed Powder with SoftFlex™

4 – L’oréal Paris Pó-base Accord Parfait Minéral

5 – Maybelline Pó Compacto Super Natural UV-Block FPS 30

Corretivo

O corretivo não deve ser usado junto com os produtos para maquiagem masculina acima. Ele serve aos homens mais conservadores que desejam apenas esconder uma ou outra espinha desconfortável ou olheiras, sendo aplicado apenas na área desejada. No mercado de make up é o único produto onde comercializam para nosso público, chamados corretivos masculinos.

corretivo-masculino-biotherm-homme corretivo-masculino-disguys corretivo-masculino-o-boticario-men

1 – Corretivo Biotherm Homme

2 – Corretivo Disguys

3 – O Boticário Men

Máscara de cílios

Essa etapa da maquiagem a melhor opção são as máscaras transparentes, pois apenas modelam os cílios principalmente quem possui cílios bagunçados. Deixa um aspecto natural sem aquela aparência de maquiado.

marcara-de-cilios-artdeco mascara-de-cilios-anaconda mascara-de-cilios-clarins mascara-de-cilios-loreal-paris

1 – Artdeco Clear mascara – Eye brow gel

2 – Máscara Para Cílios Anaconda Transparente 8g

3 – Clarins Máscara de Cílios Double Fix Mascara

4 – L’oréal Paris Máscara de Cílios Sérum Ré-Activant Cils

 

Mais dúvidas? Usem os comentários para adicionar ainda mais conteúdo nos próximos artigos sobre maquiagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s