Exercício Aerobico

Oi meninas!!!!

Nesse mês eu comecei a fazer ginastica aeróbica, ainda estou no começo, mas estou gostando muito.

Pra quem não sabe exercícios aeróbicos são aqueles que temos condições de suportar por períodos prolongados, sem nos sentirmos desconfortáveis ou fatigados, com predomínio do sistema de produção de energia em que o oxigênio tem participação direta. À medida que os exercícios se tornam parte da nossa rotina, vamos melhorando nosso condicionamento físico e, também, o nosso organismo passa a utilizar o oxigênio mais precocemente e com mais eficiência.

Os benefícios dos exercícios aeróbicos para o coração são bem conhecidos, porém o corpo todo se beneficia desses exercícios. Tudo porque esses exercícios trabalham o coração, que é um músculo, e por sua vez se fortalece na pratica de qualquer atividade aeróbica regular.

Os benefícios incluem:

  • aumento da eficiência cardíaca – O coração bombeia mais sangue a cada batida, permitindo reduzir a freqüência cardíaca em repouso e durante a atividade física.
  • perda de peso – Como esses exercícios queimam gorduras, é possível reduzir a quantidade de gordura corporal.
  • saúde mental – A prática regular de exercícios aeróbicos promove a liberação de endorfinas, substâncias que atuam como analgésicos naturais, além de combater o estresse, a depressão e ansiedade.
  • melhora do sistema imunológico – Muitos estudos demonstraram que pessoas que praticam exercícios regularmente são menos vulneráveis a doenças virais, como a gripe e os resfriados.
  • prevenção de doenças – A obesidade é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e alguns tipos de câncer. Na medida em que você emagrece, reduz o risco dessas doenças. Também existem evidências de que alguns exercícios,como a caminhada, podem diminuir o risco da osteoporose e suas complicações, enquanto exercícios de baixo impacto (como a natação e a hidroginástica) podem aliviar os sintomas de pacientes com artrite ou artrose.
  • maior expectativa de vida – Em 1986, um estudo americano, publicado no New England Journal of Medicine, mostrou cientificamente, pela primeira vez, a associação entre a prática de exercícios e o aumento da expectativa de vida. Posteriormente, outros estudos obtiveram resultados semelhantes.
  • maior disposição – A atividade física pode deixá-lo cansado a curto prazo, durante e logo após os exercícios, mas a, longo prazo, é responsável por uma maior disposição e redução da fadiga.
  • aumento da força muscular – Os exercícios aeróbicos estimulam o crescimento de pequenos vasos sanguíneos nos músculos (capilares), fornecendo maiores quantidades de oxigênio e ajudando a eliminar produtos indesejáveis do metabolismo, como o ácido láctico. Dessa forma, é possível combater a dor em pessoas com dores musculares crônicas, fibromialgia e lombalgia crônica.

Considerando os benefícios para o coração, músculos, articulações e mente, é fácil ver porque o exercício é bom para a saúde. E a grande coisa sobre o exercício é que nunca é tarde para começar. Mesmo as pequenas coisas podem contar como exercício quando você está começando, como fazer um curto passeio de bicicleta, passear o cão, ou varrer folhas.

Se você já está começando o exercício regular agora, tente mantê-lo depois de concluir o ensino médio. Continuar a fazer exercicio regularmente é geralmente um dos maiores desafios para as pessoas ocupadas com a faculdade e carreiras.

 

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