Cronograma Capilar

Oi meninas!!!!

Hoje eu vim falar de um assunto super comentado no mundo dos cabelos, o cronograma capialar. Eu ouvi falar sobre ele no blog da Kamaleoah e quis testar.

Obs: vou colocar videos dela e de outras blogueiras no meio do texto.

O cronograma capilar, nada mais é do que uma programação de cuidados com os cabelos. O principal fator que faz com que ele seja tão completo e dê resultados tão incríveis é por que ele contempla os 3 tratamentos que o cabelo mais precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Por isso, para aderir ao cronograma você vai precisar investir um pouco mais de tempo e talvez de $$ caso não tenha máscaras nessas 3 fases. Mas se já tiver, então ta tudo em casa! Aí é só saber como inseri-las nessa nova programação.

Normalmente eu uso o shampoo Liso e Sedoso da Pantene, ele ajuda a reparar e suavizar cada fio do cabelo, controlando o frizz para dar maciez e brilho. De vez em quando eu uso o Restauração da Pantene, ele ajuda a reduzir a perda de proteínas e a reparar as cotículas prevenindo as pontas duplas.

Cada etapa dessa tem uma função e um benefício diferente para o cabelo. É preciso entender um pouco isso para saber como montar a sua tabela de cuidados da melhor forma. Vou ajudar vocês agorinha mesmo a entender isso, olhem só que simples:

Hidratação: A hidratação vai repor a perda de água dos fios, que é o que causa o ressecamento. Observe que aqui estamos falando de cabelos ressecados e não extremamente prejudicados, danificados, com as escamas abertas.

Em alguns casos, a perda de nutrientes pode dar o aspecto ressecado. A alimentação saudável ajuda a dar um aspecto bonito as fios. Alguns dermatologistas defendem que a melhor hidratação é muita água e alimentação equilibrada.

Sem falar que o mercado oferece vários tipos de cremes, máscaras de hidratação dos fios. A hidratação deve ser feita de maneira gradativa e ser incorporada à rotina da mulher. Ou seja, não pense que somente colocar a máscara no cabelo em um dia apenas irá resolver o problema da desidratação do cabelo.

Se os fios estão desidratados, a hidratação dos cabelos deve ser feita toda a semana no mínimo até que ocorra a total recuperação. A hidratação em casa, realizada constantemente e com bons produtos pode resolver seu problema! Acredite!

Com o tempo, a hidratação restaura o sebo natural dos cabelos e garante a sua umidade natural. O importante na hora de hidratar é respeitar o tipo de cada cabelo e escolher produtos adequados para ele.

A mascara que eu uso para hidratar é a Reparação Total 5 Especial Química da Elseve, ela foi especialmente desenvolvida para combater a porosidade, o frizz, a quebra, o ressecamento e a opacidade fazendo com que o cabelo ganhe movimento natural, brilho e toque sedoso.

Nutrição: A nutrição dá ao cabelo o alimento que ele precisa. Acho que vocês já viram alguns produtos de nutrição escrito assim “Hair Food”, ou seja: comida de cabelo, alimento para cabelo. “Um cabelo nutrido tem melhor selagem de cutículas, retém a água da hidratação feita anteriormente, mantém o brilho…” Além disso tem o volume reduzido, fica maleável e macio.

A Nutrição se trata da reposição lipídica da fibra capilar. Lipídio é gordura, logo seria a reposição de óleo e nutrientes.

A frequência varia dependendo do tipo de cabelo. Cabelos secos geralmente precisam mais de nutrição. As meninas que fazem cronograma geralmente fazem 2 hidratações e 1 nutrição. Eu faço o contrário porque gosto mais de óleo. Então faço 2 nutrições para 1 hidratação. Mas, tem cabelos finos que podem pesar com excesso de óleo; porque o excesso de água não pega nada, conforme falamos no último post. A água fica na quantidade que tem que ficar na fibra capilar, o resto vai embora; mas o óleo, não. Ele acumula, é uma molécula mais pesada para ser absorvida, então o processo é mais lento e, assim, o excesso de nutrição pode saturar e pesar o fio.

A maneira de nutrir é exatamente a mesma de hidratar; a única diferença é que utilizamos produtos diferentes. É legal utilizarmos todos os produtos com este fim, desde o shampoo, mas isso não é obrigatório.

A mascara que eu uso para nutrir é a Óleo Extraordinário da Elseve, ela proporciona ao cabelo uma nutrição intensa e uma riqueza extrema com uma combinação perfeita de óleos de flores preciosas.

Reconstrução: O processo de reconstrução deposita nos fios proteínas, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos. Eles tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural das madeixas.

Os resultados da reconstrução capilar podem ser vistos logo nas primeiras sessões: os fios já mostram sinais de recuperação na textura, e ficam mais fortes e resistentes. Mas para garantir a durabilidade do tratamento realizado no salão, é necessário fazer a manutenção em casa com produtos que sejam da mesma linha dos utilizados na reconstrução, assim os ativos reconstrutores permanecem nos fios e prolongam os benefícios da reconstrução capilar.

Se você não quiser fazer a reconstrução capilar em salão, você pode usar máscaras reconstrutoras em casa mesmo.

Toda reconstrução tem queratina na fórmula, mesmo que não esteja explícito na embalagem.

Ingredientes que geralmente estão contidos na máscara reconstrutora: queratina (cisteína e arginina), colágeno, aminoácidos, proteína do trigo e creatina.

Queratina: Proteína condicionante com alto peso molecular, capaz de reter umidade, reestruturando o fio em toda sua extensão.

Complexo Ativo de Aminoácidos: Combinação que possui afinidade com a queratina dos cabelos, fazendo com que se atraiam e os espaços danificados da fibra sejam preenchidos, e então reconstruídos.

Proteína do Trigo: Forma uma película sobre a fibra capilar que auxilia na reparação das escamas de queratina dos fios danificados. Doa corpo, brilho e sedosidade aos cabelos.

Para potencializar o efeito de uma máscara reconstrutora você pode acrescentar queratina líquida no seu creme.

A mascara que eu uso na reconstrução é a Reconstrução Estrutural Progressiva da Seda, ela  é enriquecida com nutrientes e óleos naturais e possui duas vezes mais queratina, proporcionando a reparação e vitalidade necessárias para se ter um cabelo saudável.

Este é o meu CC:

cronograma capilar

 

Duas coisas importantes é que você deve tomar cuidado com máscaras que contenham queratina na fórmula (as reconstrutoras). Por que como a gente sabe, queratina em excesso faz mal e pode causar quebra. Além disso, você nunca deve fazer uma reconstrução, sem antes fazer uma hidratação na etapa anterior.

Espero que vocês tenham entendido um pouco de como funciona e que consigam colocar em prática também!

Se vocês tiverem alguma dúvida e quiserem mais posts à respeito disso como eu disse no vídeo, me deixem saber, ok?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s