Update do meu curso

Oi meninas!!!!

Faz um tempinho que fiz um post falando sobre minha faculdade de fisioterapia e hoje resolvi fazer uma atualização contanto um pouco das matérias que estou cursando nesse semestre.

Farmacologia

É a ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Se essas substâncias tem propriedades medicinais, elas são referidas como “substâncias farmacêuticas”. O campo abrange a composição de medicamentos, propriedades, interações, toxicologia e efeitos desejáveis que podem ser usados no tratamento de doenças.

O objetivo dessa matéria é ensinar sobre os riscos e benefícios dos fármacos, a farmacocinética, os mediadores químicos e os diferentes tipos de fármacos.

Fisioterapia Geriatrica

A Fisioterapia geriátrica é o ramo da Fisioterapia que estuda os movimentos e a funcionalidade em pessoas idosas. É a prática de assistência ao idoso. Em um campo de atuação que busca a reabilitação dos pacientes, a Fisioterapia Geriátrica busca ainda a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso. Utilizando-se de técnicas como exercícios ativos, globais e que treinem o equilíbrio desses pacientes, a Fisioterapia Geriátrica permite ainda proporcionar ao idoso a melhora na sua qualidade de vida, aproximando-o da superação das suas limitações acometidas pela idade.

A Fisioterapia Geriátrica é indicada principalmente para pessoas acima dos 50 anos de idade, embora não seja necessário apresentar problemas como dificuldade locomotora causada por problemas musculares ou nas articulações. Sua aplicação pode se fazer necessária tão cedo quanto sejam percebidos os sinais da perda da sensibilidade e controle das ações motoras advindos com o tempo já vivido.

Fisioterapia Geral I

A Eletroterapia ou “eletricidade médica” como já foi designada consiste no uso de correntes elétricas para o tratamento de pacientes. 1 . Embora seu desenvolvimento tenha se aperfeiçoado mais apenas nas últimas décadas, já na Antiguidade seu uso era empregado. Os registros mais antigos datam de 2.750 a.C., quando eram utilizados peixes elétricos (Torpedo) para produzir choques nos doentes e assim obter analgesia local.

Os equipamentos atuais empregam diferentes tipos de correntes, onde o aparelho emite a energia eletromagnética que é então conduzida através de cabos condutores até os eletrodos que ficam aderidos à pele do paciente. Outras formas incluem a utilização de agulhas ao invés de eletrodos, sendo este emprego mais reservado ao uso para terapia estética ou para métodos diagnósticos (a eletroneuromiografia por exemplo).

Existe uma diversidade de correntes que podem ser utilizadas na eletroterapia, cada qual com particularidades próprias quanto às indicações e contra-indicações. Mas todas elas tem um objetivo comum: produzir algum efeito no tecido a ser tratado, que é obtido através das reações físicas, biológicas e fisiológicas que o tecido desenvolve ao ser submetido à terapia.
O objetivo dessa matéria é o entendimento e o aprimoramento da utilização dos recursos eletrotermoterápicos, como também orientar o aluno na eleição correta de dosimetria, indicações e aplicabilidade em diversar patologias.

Fisioterapia Dermato Funcional

A Fisioterapia Dermato-Funcional ou Fisioterapia Dermatológica é uma área de atuação profissional do fisioterapeuta, uma vez que os tratamentos estéticos eram tratados como empíricos, devido a falta de comprovação científica, surgiu a FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL que evolui a cada dia e traz a formação de profissionais especializados com base científica em todas a aplicações e ações terapêuticas. Ao assistir indivíduos com disfunções do sistema tegumentar e linfático, possibilita o melhoramento e a restauração de desvios estéticos (aparência) e da auto-estima, em especial aos relacionados à saúde funcional com vistas à qualidade de vida dos usuários.

Estuda-se aqui o desenvolvimento e a restauração da integridade dos seus órgãos, do sistema que esses compõem e das suas funções. Nesse cenário, destaca-se a Fisioterapia Dermato Funcional, passível de não ser reconhecida tão facilmente.

A Fisioterapia Dermato Funcional é a especialidade clínica que estuda os efeitos terapêuticos ocorridos nas disfunções de ordem estética, com forte característica para aplicação de uma reabilitação de suas funções. A Fisioterapia Dermato Funcional abrange o estudo da atuação das funções dermatológicas de cada indivíduo, agregando ainda o conhecimento sobre a qualidade da aplicação dessas funções.

O estudo dos tecidos do ser humano, bem como suas melhores condições de funcionamento, fazem parte do desenvolvimento desse estudo – e da técnica da Fisioterapia Dermato Funcional. A essa ciência aplica-se o conceito da preservação da capacidade de manter a individualidade psicossocial de cada ser humano que se proponha a aplica-la em seu cotidiano.

Através do estudo da fisiopatologia, técnicas manuais, cosméticos e eletroterapia, essa matéria tem como objetivos, proporcionar uma visão abrangente das principais formas de atuação do fisioterapeuta na área de dermato-funcional. Além disso objetiva transmitir informações sobre procedimentos usuais do ramo da estética, vinculando conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando ao aluno condições para executar um atendimento completo. Também visa capacitar a excelência no atendimento aos pacientes, dinamizando o trabalho. O conteúdo inclui uma abordagem científica, atual e ética da dermato-funcional, direcionando o caminho de para se obter sucesso nas áreas de corporal e facial.

Prótese e Ortese

Prótese: dispositivo permanente ou transitório que substitui total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido. Órtese: dispositivo permanente ou transitório, utilizado para auxiliar as funções de um membro, órgão ou tecido, evitando deformidades ou sua progressão e/ou compensando insuficiências funcionais.

Essa matéria tem por objetivo presentar soluções ortéssica para algumas disfunções cinesiológicas em ortopedia e neurologia e capacitar os alunos para adequação das próteses dos membros inferiores e superiores, alêm de ensinar como usar e colocar as orteses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s