Limpeza de Pele

Oi meninas!!!!

Nessa semana eu aprendi a fazer limpeza de pele na aula prática de Fisioterapia Dermato-Funcional e resolvi passar para vocês.

É um tratamento indicado para remover impurezas da pele e promover a limpeza dos poros. Para que a pele possa respirar e renovar suas células ela precisa ser bem tratada, e um dos cuidados básicos é a Limpeza de Pele.

A fisioterapeuta ou esteticista realiza a limpeza manual com vapor. Esse tratamento evita o aparecimento da acne, ressecamento ou oleosidade excessiva.

Afinal, por que aderir a limpeza de pele? Imagine que sua pele, assim como seu quarto, precisa de uma faxina periódica. A diferença é que sua pele é algo que te acompanha 24 horas por dia, está exposta a poluição, resíduos, sujeira, maquiagem,  sebo, células mortas e isso vai ser assim todos os dias da sua vida, ou seja, o cuidado deve ser regrado e redobrado.

A limpeza de pele promove um detox fundamental à cútis: remove células mortas, desobstrui os poros, extrai cravos abertos (pontos pretos), cravos fechados (pontos brancos) e milium, aquelas bolinhas brancas que são cravos mais resistentes, cobertos por uma camada de pele. Além do mais, melhora a condição da pele, clareia e até pode reduzir a produção de sebo.

Passo a Passo

Assepsia: a pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele.

Primeiro passa uma loção higienizante para tirar todos os microorganismos da pele. 

CAM00059[1]

Depois lavamos o rosto com um sabonete calmante para tirar as impurezas da pele.

CAM00060[1]

  • Esfoliação:  é  feita a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas. A microesfoliação da pele do rosto, pescoço e colo é feita de forma delicada, com movimentos suaves e circulares.

Usamos o creme Peeling de Lama-Quartzo.

CAM00061[1]

– Extração: Essa é a etapa mais longa da limpeza de pele, e pode durar 30 minutos ou mais, dependendo do estado da pele. Em seguida da esfoliação, a pele é submetida a um vapor com ozônio, que tem como finalidade abrir os poros e dar emoliência para a pele, facilitando a drenagem, sempre manual e cuidadosa dos cravos, espinhas e dos miliuns (bolinhas amareladas com sebo dentro. O tempo de exposição ao vapor com ozônio é de, no máximo, cinco minutos, isso porque, apesar do ozônio ser um gás de excelente efeito bactericida e fungicida, seu excesso pode provocar efeitos tóxicos quando inalado por um tempo prolongado, principalmente em gestantes. Após esse tempo, é aplicado, por mais dez minutos, apenas o vapor de água sobre a pele coberta por uma fina camada de algodão embebido em emoliente

Usamos o emoliente de alface.

CAM00062[1]

 

Para esquentar a pele e dilatar os poros usamos essa máscara: 

A retirada de cravos e miliuns, deve utilizar técnicas corretas de manipulação.

Os cravos são espremidos com os dedos, mas o profissional nunca aperta a pele diretamente, sempre usa uma gaze médica para fazer a extração. Isso evita machucar a pele e também ajuda a reduzir a dor. Já os miliuns são removidos com a ajuda de uma microagulha, porque é necessário romper a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior. Durante a limpeza de pele, não é recomendado extrair espinhas, pois isso pode deixar cicatrizes na pele, além de gerar mais inflamação. Além disso, o procedimento não deve ser doloroso. A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente sinta-se confortável. Para pacientes mais sensíveis a dor, pode-se usar anestésico tópico previamente, mas geralmente isso não se faz necessário.

Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.

– Massagem: nessa fase será realizada uma massagem com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. A massagem é um dedilhar suave como se estivesse tocando piano.

Para isso usamos uma loção tômica calmante que equilibra o PH da pele.

CAM00063[1]
– Máscaras: é o procedimento de finalização da limpeza de pele e dura de 10 minutos a 20 minutos. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente opta-se por máscaras calmantes á base de tilia.

CAM00064[1]

– Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele está sendo protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas. Como após a limpeza, a pele estará sensível isso também evitará queimaduras.

Podemos usar um filtro solar que também tem ação hidratante.

CAM00065[1]

Preste atenção:

Os produtos utilizados durante a limpeza de pele devem ser de boa procedência, sejam nacionais ou importados, e estar dentro do prazo de validade para que não haja risco de provocar alergias e irritações. Produtos manipulados e à base de ácidos ou produtos tópicos com componentes hormonais só podem ser usados com a orientação e supervisão de um médico dermatologista.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s