Dicas para você se organizar seu dia de estudo

Oi meninas!!!!

É comum vermos os jovens estudantes tentando fugir de estudar em casa, mas é importante que eles tenham em mente a importância do estudo diário e não só na véspera da prova. O estudo em casa deve ser uma tarefa contínua, porque existem muitas matérias para estudar, algumas mais complicadas que as outras, e por muitas vezes podem existir dificuldades de aprendizado ou de fixação e memorização.

Para combater este mal, tantas vezes corriqueiro no dia a dia dos estudantes, é preciso que eles façam a experiência de estudar diariamente por, pelo menos, um mês e verificar se o “sacrifício” compensa ou não. Com empenho vai ser fácil perceber o quanto estudar será fácil, as aulas se tornarão mais interessantes e as provas serão feitas como se fossem exercícios da tarefa de casa.

Dicas

  • Primeiramente, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova e jamais utilizar o período da madrugada para estudar. Além de não haver concentração suficiente nesta hora, o aluno fica com sono e não presta atenção na aula do dia seguinte. O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio/faculdade.
  • Quatro horas é um tempo suficiente para se dedicar ao estudo em casa (sem contar o tempo que fica na escola), mas se você precisar ficar um pouco mais de tempo para estudar para uma prova, por exemplo, não se esqueça de jamais ultrapassar cinco horas, sob pena de o seu esforço ser em vão. Afinal, o seu cérebro também precisa descansar e depois de certo tempo entra em sobrecarga e o conteúdo literalmente “se esparrama” da sua cabeça, não fica nada. Portanto, sem exageros!
  • Você deve dormir entre sete e oito horas todos os dias. Descansar é muito importante!
  • Seu local de estudo deve ser limpo e bem iluminado. Ah, e sem nada que possa distrai-la.
  • Desligue os aparelhos eletrônicos quando estiver estudando: tablets, celular, TV e rádio.
  • A cada 1 hora de estudo, descanse 15 minutos, mas nada de dormir, ou você pode perder a hora. Aproveite para comer alguma coisa leve (barrinhas, iogurtes ou frutas) e fazer alongamentos.
  • Veja em quais horários você se sente mais disposta para estudar (manhã, tarde ou noite). Cada pessoa é diferente, e escolher a hora certa a ajuda a ter mais disposição.
  • Aproveite os domingos, feriados e férias. Descansar a mente ajuda a desestressar e dá energia!

Veja mais dicas:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s