Receitas caseiras para o rosto oleoso

Oi meninas!!!!

A pele oleosa, normalmente se caracteriza por poros dilatados e brilho no rosto, devido ao excesso de sebo produzido e também tem tendência a desenvolver acnes. Este tipo de pele não deve ser hidratada e nem lavada em excesso, para que os poros possam alcançar um equilíbrio, mantendo-se mais fechados para evitar a oleosidade.

Um dos maiores erros cometidos por quem sofre com a oleosidade da pele é lavá-la muitas vezes ao dia com produtos específicos com o intuito de deixa-la mais seca. Porém, isto é um erro. Quanto mais se lava o rosto, quanto mais se tira a gordura, mais as glândulas sebáceas são estimuladas a produzirem gordura, pois, estas entendem que a pele está seca e precisa devolver a ela a gordura que foi retirada.

Portanto, lavar o rosto duas vezes ao dia (manhã e noite) já é o suficiente. Neste intervalo se a oleosidade incomodar e dar aquela sensação de sujeira o ideal é levar sempre um lenço junto para minimizar a quantidade de sebo produzida ou passar apenas água, não utilizando produtos específicos.

Máscaras-caseiras-pele-oleosa

Existem muitas produtos indicados para melhorar a pele oleosa e entre eles estão os industrializados e os caseiros. Os cosméticos industrializados recomendados para peles oleosas são os produtos em gel, oil free (que não contém óleo) e com efeito mate, que absorve a oleosidade.

Máscaras e esfoliantes caseiros são também muito utilizadas por quem tem a pele oleosa. São ingredientes naturais, econômicos e eficazes!

Sobre os ingredientes

Argila Verde

A argila verde é boa para acne porque suga o excesso de oleosidade da pele, e tira as impurezas, ajudando a desobstruir os poros. O zinco, presente na composição bioquímica da argila verde, age nas glândulas e é um ótimo regulador de oleosidade, e o silício, um bom rejuvenescedor orgânico.

A argila verde também contém óxido de ferro, magnésio, potássio e selênio, entre outros minerais e vitaminas que auxiliam a nutrir a pele e a deixá-la mais viçosa e bonita.

Amido de Milho

O amido de milho ajuda a reduzir a vermelhidão e a sensibilidade do rosto. O amido de milho pode ser aplicado todos os dias após limpar o rosto.

Café

A borra de café, quem diria, pode ser um potente aliado da beleza. A borra de café é a substância conseguida após o café coado, e pode ser utilizada puro, ou com óleos e elementos potencializadores. Entre os benefícios da cafeína estão o rejuvenescimento da pele, regeneração celular, clareamento e estimulação sanguínea. A cafeína já vem sendo muito utilizada nos cosméticos industriais.

O café é capaz de eliminar olheiras, reduzir manchas, e elimina impurezas como células mortas através da esfoliação.

Açúcar

Ele é um umectante (hidratante) natural, isso porque seus derivados vêm da cana e ajudam na hidratação da pele. Mesmo quando você o usa como esfoliante, ele deixa sua pele mais macia já enquanto massageia.

Ele contém ácido glicólico, que ajuda com que as células da pele se renovem de forma mais rápida e eficiente. Esse ácido é bastante usado em cremes anti-idade e em tratamentos para recuperar a pele das manchas do sol.

A grande questão é que o ácido glicólico pode irritar peles mais sensíveis, por isso use apenas os produtos indicados por seu dermatologista, que saberá a porcentagem correta de ácido que sua pele precisa pra ficar ainda mais bonita.

Ele funciona como um dos mais poderosos esfoliantes, já que suas partículas são ótimas para retirar as células mortas da nossa pele (por isso que após toda esfoliação ficamos a pele mais macia). As ótimas propriedades umectantes ajudam a tornar a pele mais suave e macia. E fica a dica: não apenas o rosto pode ser esfoliado – as mãos, os pés, os cotovelos e os joelhos também vão agradecer uma esfoliação semanal com o açúcar. Áreas com pelos encravados e foliculite também podem apresentar uma boa melhora se você fizer esfoliações semanais com o açúcar.

Pepino

Rico em vitaminas e minerais, o pepino também possui água na maior parte de sua composição e ajuda a desintoxicar a pele do rosto, nutrindo suas células.

Além disso, o alimento é rico em óleos naturais e vitaminas A, C e E, que possuem propriedades antioxidantes e favorecem a produção de colágeno e elastina, substâncias responsáveis por manter a pele jovem e livre de rugas.

Outro benefício do pepino para a pele é que ele também pode ajudar a acalmar a região dos olhos, diminuindo as olheiras, desinchando as bolsas e reduzindo a sensação de cansaço.

O pepino pode ser uma ótima opção para tratar a pele com acne, pois ele controla a oleosidade e as impurezas acumuladas no rosto devido às suas propriedades adstringentes.

Mel

Esse produtinho feito pelas abelhas por ter propriedades anti-bacterianas, poderá substituir alguns medicamentos, por exemplo para redução de cicatrizes deixadas pela acne, desde que não sejam profundas.

Canela

As propriedades antimicrobianas da canela ajudam a prevenir e tratar a acne. A canela também ajuda a “aumentar” o volume dos lábios. A canela ajuda a remover as células mortas da pele sem ressecá-la.

Sal

Especialistas dizem que o sal é ideal para a remoção de toxinas do corpo. Os esfoliantes com sal são ideais para todo o corpo, pois ajuda a limpar a pele, eliminando as células mortas. Deixando a pele muito bonita e com uma aparência muito mais jovem.

A maioria dos esfoliantes com sal são feitos com sal marinho, que contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais que melhoram a pele e a corrente sanguínea. Como o sal estimula o seu corpo, o sangue flui mais rápido, melhorando o seu bem-estar e a aparência de sua pele de maneira uniforme.

Para a pele com uma boa elasticidade de uma forma natural, não há nada melhor do que um esfoliante com sal. Os nutrientes que o sal proporciona são muito benéficos para a pele, é claro que em forma de esfoliante.

Azeite

Um dos benefícios do azeite de oliva é sua capacidade para reparar os tecidos danificados da pele, por isso é muito recomendável em casos de feridas, marcas ou cicatrizes, contribuindo com a hidratação e vitaminas para a derme para favorecer sua recuperação.

Devido aos seus ácidos graxos naturais e às vitaminas E e K, o azeite de oliva é uma excelente alternativa para lutar contra o envelhecimento prematuro da pele, permitindo que a mesma mantenha sua elasticidade natural e sua aparência suave e viçosa.

Sua grande quantidade de antioxidantes torna o azeite de oliva um dos ingredientes naturais mais benéficos ao nível cosmético.

Aveia

A aveia é um ingrediente natural que proporciona uma poderosa ação de limpeza. Este é um dos seus maiores benefícios para a pele, pois absorve toda a sujeira e resíduos que se acumulam nos poros, proporcionando uma limpeza profunda. E o mais interessante é que cuida da estrutura da pele de forma natural e mantém seu pH graças às proteínas que contém. Aproveite essas propriedades adquirindo um gel ou sabonete de aveia e verá como sua pele agradece.

Graças aos lipídios e substâncias que absorvem água, a aveia é excelente para evitar a desidratação da pele, pois protege de agressões externas, mantendo a sua barreira protetora.

Com a combinação das duas propriedades anteriores, a aveia é uma ótima solução para remover as células mortas e as impurezas da pele como espinhas, cravos, e manchas. Por isso, outro benefício da aveia para a pele é que ajuda a reduzir e tratar os sinais próprios da acne, controlando também a produção de sebo e a formação de brilho tão sintomáticos das peles oleosas.

Iogurte

O zinco e o ácido láctico contido no iogurte são responsáveis por promover a pele saudável.

Uma massagem suave na pele com iogurte é certeza para ajudar a remover as células mortas da pele, suavizar as linhas finas, apertar os poros, hidratar, e dar um brilho necessário.

Ao comprar iogurte para pele, não se esqueça de verificar o rótulo para verificar se este é natural.

Vários sabores de iogurte estão disponíveis no mercado, e estes podem causar irritações, erupções cutâneas e agravar a acne, se presente.

Além disso, o iogurte com altos níveis de gordura e culturas vivas promove o melhor resultado para rejuvenescimento da pele.

Chá Verde

As substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias que causam as espinhas, além de reduzir a inflamação. O chá verde também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato

Devido aos flavonoides presentes em sua composição, o chá verde — quando aplicado de tópica ou oralmente — reduz os efeitos adversos na pele pela exposição a raios UV: danos à pele, eritema e peroxidação lipídica, vermelhidão, assim como risco de câncer de pele, que também é diminuído.

O consumo de chá verde melhora a hidratação, firmeza e elasticidade da pele. Os flavonoides também melhoram o fluxo sanguíneo, ou seja, melhoram a microcirculação o que facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para a pele. Isso promove aumento de elasticidade e diminuição da rugosidade, além de proporcionar uma melhora no teor da umidade da pele.

Outras características estruturais da pele são afetadas positivamente com o uso do chá verde na pele, incluindo elasticidade, aspereza, descamação, densidade e homeostase de água. Estudos mostraram que a ingestão de bebida de polifenóis de chá verde por 12 semanas aumenta o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio para a pele. Foi constatado que os polifenóis do chá verde de fato protegiam a pele contra a radiação ultravioleta e ajudavam a melhorar a qualidade geral da pele das mulheres.

Camomila

A camomila também é bastante usada para tratar a pele. Ela pode ser usada como tônico para fazer limpeza da pele e também como calmante em casos de alergia.

Esta planta é também utilizada para a concepção de cremes hidratantes e suavizantes para a pele. A camomila tem propriedades que fazem com que ela atue nas células da pele dando-lhe mais brilho e retirando o aspecto seco e envelhecido.

Confira algumas receitas caseiras de máscaras para pele oleosa!

Esfoliante com limão

Se você tem pele oleosa e com tendência a desenvolver cravos e espinhas, faça uma mistura com duas colheres de chá de açúcar, uma colher de chá de suco de limão e uma gota de azeite.

Após juntar todos os ingredientes, aplique no rosto, massageando de forma circular e sem colocar muita força. Enxague com água gelada, pois ela ajuda no fechamento dos poros.

Caso sua pele seja muito oleosa, repita a aplicação do esfoliante caseiro uma vez por semana. Do contrário, quinzenalmente será suficiente. Tenha cuidado no uso do limão. Não exponha sua pele ao sol com algum resquício da mistura. Após a aplicação e o enxague aplique um hidratante específico para o seu tipo de pele.

Máscara facial com argila verde

Ingredientes

  • 1 colher de aveia
  • 3 colheres de chá de camomila frio
  • 1 colher de argila verde

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Assim que pronta, aplique no rosto e retire quando estiver completamente seca. Não guarde a máscara para usar depois, não é reaproveitável. Não aplique também em cima da pálpebra móvel, pois a máscara repuxa bastante a pele. Depois de enxaguar o rosto, passe um creme hidratante para deixar a pele mais macia, pois, peles oleosas também precisam de hidratação. A máscara pode ser aplicada de 2 a 3 vezes por semana.

A argila verde tem ação secativa, mas também é hidratante, mas mesmo assim recomenda-se passar um hidratante no rosto antes de passar a máscara, pois a argila pode ressecar a pele. A camomila é anti-inflamatória e calmante, assim como a aveia que evita irritações.

Esfoliante com azeite

Ingredientes:

  • 1 colher de chá rasa de açúcar
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 3 colheres de chá de azeite
  • 3 gotas de sabonete líquido.

Modo de Preparo e Aplicação:

Coloque o açúcar, o sal, o azeite e o sabonete líquido dentro de um pequeno pote. Misture bem. Aplique o esfoliante natural no rosto fazendo uma pequena massagem, sem força. Retire quando terminar de esfoliar.

Máscara facial com pepino

Ingredientes

  • 1 xícara de aveia
  • 1 colher de iogurte desnatado
  • ½ pepino sem casca

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta. Aplique no rosto, deixe agir por 15 min e enxágue.

O iogurte contém o ácido lático que é anti microbiano, hidrata e rejuvenesce a pele. O pepino atua como adstringente, fechando os poros e limpando a pele.

Esfoliante de chá verde com mel e açúcar

Faça uma pequena quantidade de chá verde bem forte. Coloque duas colheres de chá em um potinho. Espere que o chá esfrie. Adicione o açúcar até que a mistura fique mais grossa. Quando estiver ok, coloque uma colher de mel e misture.

Aplique no rosto fazendo movimentos circulares. Tenha um cuidado especial com as áreas mais oleosas da pele, aplicando a o creme esfoliante caseiro para o rosto com mais abundância.

Máscara facial de argila verde com limão e mel

Ingredientes

  • 2 colheres de argila verde
  • 1 limão (sumo)
  • 1 colher de mel

Modo de fazer

Misture os ingredientes para que fique bem homogêneo. Aplique no rosto e deixe agir por 20 min. Faça esta máscara a noite, pois, o limão mancha a pele em contato com o Sol. O limão e a argila são excelentes para reduzi a oleosidade e o mel a deixa mais macia.

Veja dicas de um especialista

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s