Chá Preto

Oi meninas!!!!

Descobri recentemente a bebida dos deuses: o chá preto.

O chá preto é um dos quatro tipos de chá produzidos a partir da planta Camellia sinensis, assim como o chá branco, o chá verde, e o chá oolong. Dentre os quatro tipos, o chá preto é o mais forte e o mais cafeinado, sendo o tipo de chá mais comum no Ocidente, tanto em saquinhos quanto em folhas. Grande parte do chá preto consumido internacionalmente é produzida na Índia. Curiosa e literalmente, é chamado de chá vermelho na China.

O chá preto é processado de duas formas: em CTC (Crush, Tear, Curl — “Esmagamento, Rasgo, Enrolamento”) ou em “folhas inteiras”. O método CTC é usado para folhas de baixa qualidade que acabam muitas vezes em saquinhos de chá e são processados por máquinas. Este método é eficiente para produzir um produto a partir de folhas de qualidade média ou baixa.

O processamento manual é usado para chás de qualidade elevada. Este estilo de processamento ortodoxo resulta num chá de qualidade elevada procurado por muitos conhecedores e apreciadores de chá. O chá é deixado oxidar, depois enrolado e, finalmente, seco em bandejas quentes.

Existem vários tipos de chá preto, mas entre os mais famosos estão os indianos Darjeeling, Assam, Nilgiri e Ceilão, e o chinês Keemun.

Beneficios

O Chá Preto é rico em antioxidantes, tais como os flavonóides que demonstração ser benéfico em impedir a oxidação de colesterol LDL ( ruim), e na prevenção de danos na corrente sanguínea e na parede das artérias e na diminuindo o risco de doença cardíaca. Além disso, os flavonóides demonstrou-se que são capazes de melhorar tanto a vasodilatação coronária e reduzir a formação de coágulos. O Manganês do Chá Preto ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca coronária, ajudando a função do músculo cardíaco.

O Chá Preto é rico em polifenóis que ajudam na prevenção da formação de potenciais agentes cancerígenos no corpo, especialmente em certos tipos de câncer, como de ovário, pulmão, próstata, colo-retal e de bexiga. Outros estudos revelam que o Chá Preto podem ajudar a prevenir câncer no estômago, próstata e câncer de mama. Um composto no Chá Preto chamado TF-2 faz com que tais células cancerígenas entram em apoptose (morte celular programada), enquanto as células normais não são afetados. Um estudo sobre o câncer bucal mostrou que o consumo de Chá Preto podem reduzir significativamente o risco de câncer oral, particularmente naqueles que fumam cigarros e usar outros produtos do tabacos.

Os antioxidantes no Chá Preto ajudam a manter a sua pele limpa e longe das terríveis acne, e em alguns casos têm demonstrado que funciona igualmente, como o peróxido de benzoíla, que é usadas em vários produtos pra pele.

Estudos realizados mostraram que o Consumo de Chá Preto muito benéficos para os ossos e os tecidos Conjuntivos.

Os taninos do Chá Preto tem um efeito terapêutico em doenças gástricas e intestinais e torna-se uma grande ajuda para o aparelho digestivo, usado na China há milhares de anos. Estes taninos diminuir a atividade intestinal e exerce um efeito antidiarreico. Os polifenóis do Chá Preto tem demonstrada ter um efeito nas inflamação intestinal sofrida pelas pessoas que sofrem de doenças como a síndrome do intestino irritável.

Ao contrário do Café que possuir um altos níveis de cafeína, os valores são mais baixos no Chá Preto que promove o fluxo de sangue no cérebro, sem super estimular o coração. A cafeína no chá preto afia o foco e concentração mental. Estudos mostram que a L-teanina que é um aminoácido encontrado no Chá Preto podem ajudar a relaxar e concentrar-se mais plenamente nas tarefas. O Chá Preto tem mostrado que reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse depois de um mês de consumo, com cercar de quatro xícaras de chá por dia. A cafeína no Chá Preto podem também dar a sua memória o impulso que necessita por algumas horas e alguns estudos sugerem que um hábito regular de chá podem ajudar a proteger contra a doença de Parkinson.

O Chá Preto possui uma pequena quantidade de cafeinas, a cafeinas com moderação podem ser benéficos, pois estimula o metabolismo, aumenta a função do cérebro e auxilia o estado de alerta. A cafeína no chá age mais como um estimulante sutil, tendo mais do que alguns minutos para fazer efeito. Este efeito é por causa de um composto que se encontra apenas no chá, teofilina. Embora a cafeína seja o alvo principal no cérebro e nos músculos, teofilina estimula o sistema respiratório, coração e rins. Isto ajuda a manter um sistema cardiovascular saudável.

Estudos realizados mostraram que os antioxidantes catequinas do Chá Preto, podem ajudar a reduzir o câncer oral. Os Polifenóis e o tanino encontrados no Chá Preto são como antibióticos, e os polifenóis ajudam a manter sob controle as bactérias que causam o mau hálito.

O Chá Preto é rico em  substâncias chamadas “taninos”, os estudos têm mostrado ter a capacidade de combater vírus como a gripe, disenteria e hepatite. Um tal tanino chamado “catequina” ajuda a suprimir tumores. O Chá Preto também contém antígenos que ajudam a aumentar a resposta imune.

Receita de Chá Preto com Limão

Ingredientes

  • 3 saquinhos de chá preto
  • 1 litro de água
  • Suco de 2 limões sicilianos
  • 1/2 xícara de açúcar ou a gosto

Modo de preparo

  1. Aqueça 200 ml de água até quase ferver, adicione o chá, tampe e deixe em infusão por 5 minutos
  2. Misture o açúcar ao chá quente para que dissolva bem
  3. Acrescente o suco de limão e o restante da água gelada, coloque umas pedras de gelo e sirva

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s