Comidas Kawaii

Oi meninas!!!

Hoje no post vou falar sobre obentos e sobre a cozinha em miniatura.

O obento (lê-se obentô), é muito mais que uma simples ¨marmita¨. Ele carrega um tom meio artístico em seu preparo. A apresentação do prato, ou seja, a aparência da refeição é tão importante quanto o sabor e o valor nutricional dos alimentos. E as crianças nascidas no Japão aprendem isso desde cedo. 🙂

No lugar de lancheira, levam uma espécie de marmitinha chamada Obento, que suas mamães cuidadosamente preparam, não economizando criatividade alguma para elaborá-los. E para isso hoje existe um mercado imenso de acessórios para criar os obentôs de deixar qualquer ocidental totalmente de queixo caído.

A começar pelas próprias “caixas de obentô”, que podem ser desde um simples Tupperware retangular, passando por formatos de personagens preferidos da garotada (e também de adultos 🙂 ).

Além da aparência bonita, os obentôs geralmente levam em conta o valor nutricional que é de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato).

Já a mine cozinha é uma nova moda no Japão. O objetivo desta nova moda da culinária japonesa é cozinhar os pratos típicos em versão “mini”. Quão mini? Terás de ver por ti mesmo.

Panelas, tachos, fogões, colheres e outros utensílios de cozinha – tudo o que é usado para estas comidas “kawaii” (japonês para querido, fofinho) é absolutamente minúsculo, mas o resultado são pratos espectaculares.

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Os ingredientes reais e pequenos — ovos de codorna, em vez de galinha; camarão ornamental vendido em lojas de aquário, em vez dos crustáceos de feira — transformam-se em refeições completas pelas mãos (e pinças) de cozinheiros habilidosos. Da lasanha a bolonhesa à sopa de cogumelos, incluindo sashimis e sushis com ovas de peixe, tudo vira miniatura comestível.

A febre começou, é claro, com youtubers no Japão, e se espalhou pelo mundo vasto da internet. Há poucas semanas, o site Tastemade, que reúne canais de vídeos de gastronomia, lançou uma produção própria, a Tiny Kitchen, com dez episódios em sua primeira temporada.

— Importamos para o nosso estúdio em Los Angeles uma cozinha em miniatura feita no Japão. Queríamos criar um show que não apenas tivesse esse aspecto único da escala diminuta, mas que as receitas fossem uma pequena fração de um prato real — explica Steven Kydd, co-fundador da Tastemade Global. — Ver uma receita em miniatura nos lembra sobre como somos pequenos nesse mundo e passa por algo que buscamos: delicadeza e simplicidade. É algo único, que você não veria na televisão, por exemplo.

Filha de pai japonês e mãe brasileira, Akemi Matsuda é embaixadora Kawaii no Brasil desde 2013, nomeada para divulgar a cultura pop do Japão. Para ela, a onda kawaii se define como uma mordida num brigadeiro: “É algo bom que te preenche com um sentimento gostoso.”

— O japonês nasce com o kawaii. É uma eterna busca do passado, da inocência de quando éramos crianças, do sentido de humanidade. É um adjetivo positivo, afirmativo e presente como filosofia de vida, na moda ou na culinária — explica ela, que não revela a idade “para não acabar com o conto de fadas”. — Aqui no Brasil, tento mostrar que não se trata de algo para menosprezar como infantil.

Foi de um sonho de criança que surgiu a inspiração para a filipina Jen Daquiz criar o canal Miniature Cusina, no YouTube. Ela e a amiga Riela Gonzales, que filma as receitas, improvisaram um fogão onde preparam pratos típicos do país, como rolinhos primavera, dumplings e sopas.

— Queria ter um jogo de mini panelas quando criança, mas minha mãe não podia comprar. Prometi que quando crescesse compraria todos os brinquedos que gostaria. Comecei a cozinhar comida real nelas e decidi compartilhar no YouTube. Surpreendentemente, as pessoas pediram mais vídeos — lembra ela, que também não conta a idade.

 

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