Devo fazer faculdade?

Oi meninas!!!

Todo jovem que está terminando o Ensino Médio vive se perguntando o seguinte:

7-duvidas-das-mulheres-sobre-os-homens

É engraçado como esse assunto pode diferir de pessoa para pessoa, conheço pessoas que dizem que uma boa universidade é o mais importante de tudo e outras que acham uma bobeira. Por esse ser um assunto tão dividido, vou contar um pouco da minha história e também um pouco da minha opinião sobre o assunto e também levantar algumas dúvidas comuns em relação a isso.

Minha experiencia é o seguinte: eu sempre gostei da área de biológicas, adorava a matéria de biologia na escola. Eu prestei vestibular de biologia na UNICAMP e no mesmo ano prestei biomedicina na UNIP. Não passei em biologia, mas passei em biomedicina. Cursei 2 anos e vi que não era isso que eu queria. Pesquisando cursos me interessei por fisioterapia e estou feliz nessa área. Esse ano estou cursando minhas DPs, além de estar fazendo técnico de massoterapia, e no meio do ano que vem vou para o estágio obrigatório da faculdade.

O primeiro ponto a se entender é que as faculdades não vão te preparar para tudo na vida, seja para o mercado de trabalho, seja para a área científica.

Quem faz a faculdade são os alunos! – Autor desconhecido

Essa frase faz todo o sentido do mundo, se você quer fazer uma faculdade só para ganhar um diploma, já desiste agora, pois muito provavelmente você não irá conseguir e se conseguir, não terá valido de nada.

Faculdade não é pra te dar conhecimento técnico. Pra isso vc tem cursos, livros, tutoriais na internet e afins. Faculdade não acompanha mercado. Se for assim, faculdade vai mudar de 2 em 2 semanas.

A faculdade foi feita pra te mostrar a base daquilo que vc estuda, te fazer evoluir como pessoa e profissional. Além disso, faculdade está longe de se resumir a ir a aula. É todo o ambiente ao seu redor.

A faculdade irá servir para te mostrar situações e oportunidades para que você adquira experiência e busque mais conhecimento. E nesse caso temos dois tipos bem diferentes: as faculdades mais tradicionais (Federais e Estaduais) e as vendedoras de diploma. Se você está numa faculdade que promete diploma rápido e fácil em dois anos, não vá esperando algo muito bom por aí.

Mas pra que fazer faculdade?

A verdade (e é o que eu acredito) é que profissionais que têm graduação superior têm mais chances não só de conseguir um boa vaga, mas também de se manter no emprego e de conseguir subir de cargo.

Mas nem todo mundo consegue entender a importância que um curso superior pode representar em sua vida profissional. Por isso, vou listar características que farão com que você não tenha mais dúvidas na hora de começar um curso de graduação e entenda porque fazer faculdade é importante.

Crescimento pessoal

A faculdade é importante porque vai muito além do empenho e estudo em uma área com a qual você se identifica. Ela também é responsável por fazer com que a sua visão de mundo seja ampliada e isso acontece por conta de alguns desafios que qualquer graduação impõe.

O primeiro deles é a saída da zona de conforto na qual você se encontrava. Você aprende coisas novas, tem convivências com pessoas novas e é apresentado a realidades que talvez não tivesse acesso antes de ingressar em um curso superior.

O profissional que faz faculdade também está constantemente aprendendo coisas novas e encontrando maneiras diferentes de solucionar problemas.

Além disso, você também pode conhecer pessoas totalmente diferentes das que está acostumada e ter assim uma troca interessante de experiências. Muita gente não acha que a faculdade é importante também para a construção da vida pessoal, mas descobre isso ao ingressar em uma turma plural.

Construir uma carreira sólida

A graduação é o primeiro passo para quem quer ser um profissional de sucesso e alcançar objetivos cada vez maiores. Ela permite que você tenha um ampla visão da sua área de atuação e que conheça setores que antes você não conhecia.

Isso faz com que a construção do seu currículo seja mais específica. Depois, você pode ingressar em cursos de especialização, pós e até mesmo mestrado. Por esse motivo, a faculdade é importante também por ampliar ainda mais a sua gama de conhecimentos e se tornar um profissional mais qualificado.

Estabilidade financeira

Um profissional com graduação tem chances muito maiores de se consolidar em sua profissão. O curso superior permite que você se especialize ainda mais e que possa subir de cargo com mais facilidade, assim como ter um aumento e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira. E esse é um dos pontos mais pesquisados na hora de entender porque a faculdade é importante para a sua vida e sua carreira.

Conquistar um bom emprego

Lembra quando falamos de mão de obra qualificada? Pois é aqui que aquela frase dos recrutadores se encaixa da melhor maneira. Profissões mais estáveis e que permitem que você tenha mais benefícios e salários mais alto são, em sua maioria, aquelas que exigem um curso superior.

A faculdade é importante por possibilitar que você conheça mais sobre a área e que tenha as qualificações necessárias para desempenhar sua função dentro de qualquer empresa.

Esses são apenas alguns dos motivos que mostram o porquê de a faculdade ser importante não apenas na sua carreira profissional, mas também em sua vida pessoal.

 

Anúncios

4 comentários sobre “Devo fazer faculdade?

  1. milaredfield disse:

    É uma questão complicada. Culturalmente, por muito tempo, quem não fazia faculdade era considerado preguiçoso, aqui na minha família ainda pensam assim. Já fiz muito curso que não gostei, mas não desisti pra não decepcionar minha família. Por coincidência, hoje descobri que o que eu realmente gosto é a área da saúde e escolhi a fisio como estudo. Mas esse é só o primeiro passo, ainda tem muito obstáculo pela frente.
    Adorei o tópico!
    Beijos
    http://www.karussa.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s