Como cuidar do cabelo curto

Oi meninas!!!

O cabelo curto é ótimo para quem quer unir praticidade e estilo. Bonito e elegante, é uma boa opção para quem quer mudar o visual e ficar na moda. Mas não é só isso. Se você tem dúvidas de quais são as melhores maneiras de cuidar as madeixas curtas ou se está pensando em mudar, fique atenta às dicas que separamos e tome nota.

Resultado de imagem para como cuidar de cabelo curto

O cabelo longo geralmente tem pontas envelhecidas por conta das agressões sofridas. Isso já não acontece com os curtos, que estão com as pontas sempre novas e saudáveis, o que facilita a manutenção e torna o cabelo lindo, prático e mais fácil de pentear. “O corte também é ótimo para retirar o volume indesejado, atenuar as marcas da idade e dar uma cara moderna e rejuvenescida à mulher”, exaltam os cabeleireiros Maurício e Roberto Martins da MR Martin Hair e Beuty.

Outra ótima vantagem é o fator econômico. “Do ponto de vista financeiro, o cabelo curto demanda menos gastos com xampus, condicionadores, cremes, tinturas e demais procedimentos feitos no salão de beleza”, comenta o visagista do salão Charbel Visage, em Belo Horizonte, Jefferson Roberts.

E se vai escolher uma franja para acompanhar o corte, opte pela que melhor combina com seu rosto. “Elas devem respeitar sempre o tipo do rosto e as possibilidades do corte. Neste caso também não existem receitas, o que normalmente é mais determinante é o tipo de formato de rosto”, ensinam os irmãos Martins.

E se você acha que ficará refém da dupla secador e chapinha, engana-se. Alguns cortes e produtos fazem verdadeiras mágicas. “Quem precisar pode optar pela reestruturação térmica que modifica a textura dos fios. Use e abuse da sua imaginação e da habilidade dos profissionais que estão no mercado”, contam os gêmeos.

Cuidados Básicos

Para manter o corte bem alinhado, apare as pontas de dois em dois meses. Assim você consegue ainda evitar as pontas duplas e o ressecamento excessivo. Uma boa dica também é escolher produtos indicados para seu tipo de cabelo. Além de seguir as dicas valiosas do visagista Jefferson Roberts.

Para manter o cabelo curto liso, evite usar chapinha, pois ela pode arrepiar os fios. O mais indicado é apostar no secador para dar um movimento mais natural. Seu maior inimigo será o frizz. Para acabar com o problema, use um bom reparador de pontas. Outro porém é que cabelos curtos e lisos sujam mais rápido. Por isso, o ideal é lavá-los todos os dias com xampu neutro e com Ph baixo para não agredir tanto os fios. Para cuidar corretamente deste tipo de cabelo faça uma hidratação a cada 10 dias.

Por causa da maior proximidade entre o comprimento dos fios e as glândulas sebáceas, cabelos curtos tendem a ficar mais oleosos. Quem já tem o cabelo oleoso ou misto, precisa se preparar para lidar com o aumento da oleosidade. Mas não há motivo para as clientes desistirem do corte. Com os cuidados adequados, é possível tratar a oleosidade e ter fios deslumbrantes.

Mesmo com o aumento da oleosidade natural dos cabelos, os fios curtos não dispensam uma boa hidratação. Deve-se usar máscaras de tratamento com uma frequência de, pelo menos, 15 dias. Dessa forma, será possível evitar ressecamento, controlar o frizz e eliminar danos causados pelo secador.

Para diversificar o visual dos cabelos curtos, vale investir em finalizadores. Existem várias opções no mercado, inclusive produtos que não deixam a raiz oleosa. Em cabelos lisos, a aposta deve ser em pomadas de finalização seca para dar textura aos fios. Quem quer mais volume, deve optar por produtos em mousse. Cabelos cacheados se dão melhor com ativadores de cachos.

Aprenda a lavar o cabelo curto passo a passo

O cabelo curto tende a ficar oleoso mais rapidamente e, portanto, precisa ser lavado com mais frequência. Confira o passo a passo de como cuidar dos cabelos curtos durante a lavagem:

  1. Antes de tudo, lembre-se de usar água de morna para fria, já que a alta temperatura pode provocar ressecamento dos fios.
  2. Aplique o xampu no couro cabeludo, mas esteja atento à quantidade. Exagerar no produto pode danificar e causar acúmulo de resíduos nos fios. A quantidade ideal de xampu por aplicação é de, no máximo, uma moeda de 50 centavos. Nas clientes que não têm cabelos muito oleosos e preferem lavá-los todos os dias, você pode aplicar o xampu apenas uma vez. Já nas clientes com cabelos com bastante oleosidade ou que lavam com menos frequência, você poderá fazer uso do xampu mais de uma vez para deixar as madeixas bem limpas.
  3. Se os cabelos estiverem precisando de hidratação, aplique a máscara de tratamento antes de usar o condicionador. Aguarde o tempo especificado na embalagem e enxágue completamente.
  4. Para fechar as cutículas da fibra capilar, finalize a lavagem aplicando o condicionador apenas no comprimento dos fios. Pode ser mais difícil manter o condicionador longe da raiz, mas o esforço não deve ser deixado de lado. O contato do produto com o couro cabeludo pode provocar ainda mais oleosidade, além de ter mais chances de causar coceiras e dermatite seborreica — popularmente conhecida como caspa.
  5. Na hora de secar, não friccione a toalha contra os fios. Para evitar o frizz e absorver o excesso de umidade, o ideal é apertar suavemente os cabelos com a toalha.

Cuidados com procedimentos químicos em cabelos curtos

Além do corte, muitas mulheres querem mudar a cor ou a textura dos fios. Porém, é preciso ter cautela para não danificar os cabelos. Os fios curtos tendem a ser mais sensíveis e, portanto, é recomendado aplicar apenas um procedimento químico por vez para manter os cabelos saudáveis. Pode ser tentador tingir os fios logo após o alisamento, mas ao abusar da química haverá risco de sobrecarregar a fibra capilar. Isso pode, dentre outras coisas, deixar os cabelos opacos e causar queda.

Se além de cortar os cabelos há a vontade da cliente de mudar a cor, o retoque deve ser mensal. Mas a vantagem dos cabelos curtos é que dá pra disfarçar a raiz com mais facilidade. Mudar o formato da franja, brincar com texturas e movimento é mais fácil em cortes mais curtos. E isso ajuda muito na hora de esconder fios brancos ou a raiz já crescida.

As clientes que não abrem mão da escova progressiva ou da definitiva, mas querem adotar um corte curto, devem tomar ainda mais cuidado com a saúde dos fios. Isso porque os cabelos curtos ficam mais susceptíveis a quebras e danos. Tente espaçar ao máximo os retoques, dando um prazo de pelo menos 4 meses entre as visitas ao salão. Outro cuidado é com a aplicação do produto. O contato da química com o couro cabeludo pode provocar queimaduras e descamação.

 

Os cortes curtos vêm ganhando cada vez mais fãs. Mas saber como cuidar dos cabelos deve ser a prioridade para manter os fios bonitos e saudáveis. Se você sabe de uma dica incrível para deixar as madeixas ainda mais lindas, compartilhe aqui nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s